




A cidade de Pieve Di Soligo fica a cerca de 1 hora de carro de Veneza. É uma cidade com pouco mais de 11 mil habitantes que vive da produção do vinho, azeite e atualmente conta com o turismo. Uma cidade que vem perdendo seus jovens pois em busca de oportunidades, acabam migrando para outros países como os países árabes e Estados Unidos da América.
Estive na prefeitura da cidade onde tive a oportunidade de ser atendimento por 2 profissionais sendoum historiador e outro o equivalente a assistente social que explicaram um pouco da história local.
Essa região sofreu muito historicamente pois mesmo antes das 1a e 2a guerra mundial muitos outros massacrantes conflitos passaram por esse caminho e justamente por este motivo é que sempre ouve a saída de pessoas para outras partes do mundo e foi o que motivou a familia Collet a sair.
Naquele tempo, o governo italiano fez contato com outros países para ofertar aos italianos novas oportunidades e especificamente no caos do Brasil, foi prometido a quem migrasse nesse período entre 1830 e 1900 propriedades chamadas colonias porém, o que se encontrava de fato era a necessidade de mão de obra para trabalhar em lavouras visto que já tinha em vista o movimento da libertação dos escravos que ocorreu efetivamente em 1888.
Quanto a característica de ser um povo mais “fechado” ou “duro” foi justamente em função das dores acumuladas por gerações. Talvez a que mais marcou na era moderna foi o movimento dos Partigiano que refere-se aos membros da Resistência Italiana durante a Segunda Guerra Mundial que se opuseram ao fascismo e à ocupação nazista da Itália, da qual o presidente Benito Mussolini era adepto.
Os partigianos realizavam operações de guerrilhas .
Foi triste para a região pois estavam no caminho dos nazistas e as milicias partigianos eram também terríveis.
Boa Tarde,
Sou neta de um morador da cidade de Pieve di Soligo. Meu avô faleceu em junho/1980, com 80 anos de idade e se chamava Leone Ângelo Cesca. Meus bisavós eram Bortolo Giusto Cesca e Luigia Orelio. Meu avô chegou no Brasil em torno dos anos de 1920 e primeiramente instalou-se em SP, onde trabalhou nas fazendas de café. Após veio para a região sul onde residiu no município de Pejuçara/RS. Casou-se com Itália Margarida Ferretti Cesca e tiveram 10 filhos. Foi um grande homem e a frente de seu tempo.
Bom dia.
Estive em junho do ano passado em Pievi, andei por toda sua cidade e gostei muito. Agradeço por contribuir em nosso blog.
Marcos Rogério Colet